Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
A perder força e a afastar-se do arquipélago, o furacão Gordon acabou por não provocar grandes danos nos Açores.

O furacão Gordon, que passou pelos Açores na madrugada de hoje, já se transformou numa tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Mata.

"Já é tempestade tropical, já se está a afastar do arquipélago. Em termos de precipitação, praticamente já não haverá precipitação referente ao furacão", afirmou o meteorologista, fazendo um ponto da situação às 7h30.

Segundo a mesma fonte, ainda se podem sentir fortes rajadas de vento em Santa Maria, de noroeste, e em São Miguel, de nordeste.

Referindo que o furacão "passou mais perto de Santa Maria do que de São Miguel", Pedro Mata assinalou como valores máximos registados nas estações do Instituto de Meteorologia uma rajada de 143 km/h em Santa Maria e uma precipitação de 70 litros/m2.

Em São Miguel, nomeadamente na estação do aeroporto de Ponta Delgada, a rajada máxima do vento atingiu os 95 km/h e em termos de precipitação registou-se um valor de 80 litros/m2 no nordeste.

"É natural que haja rajadas superiores na parte leste da ilha, que terá sido a mais afetada, mas nós não temos lá estação", explicou o meteorologista.

Prevendo que nas próximas horas se continuem a sentir rajadas fortes, tanto em Santa Maria como em São Miguel, Pedro Mata acredita que gradualmente a intensidade do vento vai diminuir muito. "Não pensamos que atinja, pelo menos em Santa Maria, os valores que já atingiu durante a madrugada", salientou.

Nenhum incidente significativo

O furacão Gordon está a afastar-se do arquipélago dos Açores, sem ter provocado danos significativos ou vítimas pessoais na sua passagem pelas ilhas de S. Miguel e Santa Maria, revelou hoje o presidente da Proteção Civil regional.

Pedro Carvalho salientou que o "balanço, até agora, é positivo", frisando que "as pessoas encararam os avisos com seriedade" e o dispositivo montado pela Proteção Civil "cumpriu o seu papel".

O presidente da Proteção Civil dos Açores salientou que não foi registado até agora nenhum incidente significativo em S. Miguel relacionado com a passagem do Gordon, destacando a falta de energia que ocorreu durante algum tempo nas Furnas e em Vila Franca do Campo.

A Proteção Civil registou ainda uma queda de árvore e pequenas inundações, que não provocaram problemas dignos de referência.
Fonte: Expresso


Furacão provocou prejuízos apenas na agricultura

Horas depois da passagem do Gordon, o sol voltou a brilhar e as praias encheram-se de pessoas


«Já nem me lembro do Gordon»«Já nem me lembro do Gordon»
Proteção Civil reforça dispositivo em S. MiguelProteção Civil reforça dispositivo em S. Miguel
Açores: SATA adia horários de todos os voosAçores: SATA adia horários de todos os voos
Açores: furacão Gordon baixou de intensidadeAçores: furacão Gordon baixou de intensidade
Furacão Gordon não atingirá Portugal ContinentalFuracão Gordon não atingirá Portugal Continental
Arquipélago dos Açores está sob «aviso de furacão»Arquipélago dos Açores está sob «aviso de furacão»
Furacão Gordon já passou a tempestade tropicalFuracão Gordon já passou a tempestade tropical

A passagem do furacão Gordon pelos Açores originou 18 ocorrências sem gravidade em S. Miguel e Santa Maria, mas provocou prejuízos no setor agrícola nas duas ilhas do Grupo Oriental, adiantou Carlos César, presidente do executivo regional.

«Felizmente, não se observaram prejuízos de maior em bens e infraestruturas e, muito menos, de natureza pessoal», afirmou o governante, citado pela Lusa, nesta segunda-feira, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada para apresentar o balanço da passagem do furacão.

Os dados oficiais indicam que foram registadas 11 ocorrências em Santa Maria e sete em S. Miguel, onde também ocorreram falhas pontuais de energia elétrica.

«Os prejuízos maiores foram na área agrícola», salientou o presidente do executivo açoriano, acrescentando que já foram referenciados «prejuízos muito sensíveis» na horticultura e na fruticultura, mas também em estufas, especialmente na ilha de Santa Maria.

Carlos César contou que foram também registados prejuízos em culturas forrageiras, especialmente milho, na costa sul de S. Miguel, e em algumas zonas de vinha.

O balanço da passagem do Gordon indica também que há «vários quilómetros» de caminhos agrícolas que foram afetados, mas que deverão ficar desobstruídos «ainda hoje», estando os trabalhos já em curso, assim como a limpeza das estradas regionais.

Na terça-feira, vai começar uma «vistoria geral» a cursos de água e ribeiras para avaliar se é necessário proceder à sua limpeza e desobstrução.

«Quero destacar a capacidade dos açorianos e das instituições», frisou Carlos César, referindo-se ao trabalho desenvolvido por 870 pessoas que estiveram toda a noite no terreno, à contribuição dada pelos trabalhadores dos municípios afetados e à prontidão com que foram colocados os efetivos militares para poderem ajudar em caso de necessidade.

Para Carlos César, «o civismo e a cultura de proteção civil dos açorianos e a forma como cumpriram as orientações que foram dadas permitiram minimizar muito do potencial de prejuízos».

O presidente do executivo regional elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil, frisando que o dispositivo existente no arquipélago «é o adequado».

«Não me recordo de nenhuma situação em que a capacidade de prontidão e de resposta não tenha sido dada em tempo oportuno», afirmou.

Nesta conferência de imprensa, o presidente do Governo dos Açores agradeceu ainda o acompanhamento e as mensagens que recebeu de Paulo Portas, líder do CDS-PP, e de António José Seguro, secretário-geral do PS.

Poucas horas depois da passagem do furacão, numa reviravolta típica do estado do tempo nos Açores, o sol voltou a brilhar e as praias de S. Miguel e de Santa Maria tornaram a ficar cheias de pessoas.
Fonte: TVI24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos