Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

avatar
Convidado
A maior parte dos alunos, quando chega a altura de decidir qual a área a seguir no secundário não sabe o que quer.

Uma grande ajuda são os testes psico-técnicos. Eles realmente ajudam a definir melhor os nossos interesses mas nem sempre ficamos completamente esclarecidos.

Talvez a primeira grande opção seja decidir quais os nossos objectivos.
Se a opção for seguir um curso superior, ou seja, ir para a universidade, talvez seja melhor optarmos por um curso geral. São eles:

Curso de Ciências e Tecnologias (CT)
Curso de Línguas e Humanidades (LH)
Curso de Ciências Sócio-Económicas (Ecónomia)
Curso de Artes

Estes são os cursos, ou áreas, que melhor preparam para a universidade.

Temos ainda os cursos tecnológicos. Estes cursos, tal como o nome indica, preparam os jovens para o mercado de trabalho formando-os em técnicos (ex.:de desporto).

Dependendo das escolas, existem várias opções que os alunos podem tomar.

Existe sempre uma grande dúvida quando se pretende distinguir um curso geral, de um tecnológico. O curso tecnológico é mais específico e as suas disciplinas são aplicadas à área de trabalho definida.

Entre um curso tecnológico e um curso profissional também existem diferenças. Um curso tecnológico tem praticamente todas as disciplinas gerais que um curso geral tem. Prepara melhor os alunos e estes têm, ainda assim, mais facilidades em entrar para a universidade do que num curso profissional.

Os cursos profissionais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não servem apenas para as pessoas com "menos capacidades" consigam fazer o secundário.

É verdade que os cursos profissionais são mais fáceis do que os cursos gerais.
Mas não pensei que são assim tão fáceis.

Os cursos profissionais têm como objectivo preparar os alunos para o mercado de trabalho sem que estes passem pela universidade. Contudo, não há nenhum impedimento que estes sigam um curso superior. Para o fazerem, os alunos terão de fazer exames de uma disciplina específica. Nestes cursos profissionais os alunos não são preparados para exame daí que tenham de fazer um estudo extra para o fazer.

Acho que a dica que posso dar para os alunos mais indecisos é que tentem seguir pequenos passos.

1º - Quero seguir um curso superior?
2º - Quais os meus interesses?
3º - Qual a área que melhor se adapta aos meus interesses?
4º - As disciplinas desta área enquadram nos meus interesses?

#2
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Bem quando andava no 9ºano andava muito indecisa para que curso haveria de ir , porque nem sequer sabia o que queria ser "quando fosse grande" . Quase no final do 9ºano falaram-me de um curso , o tecnologico de acção social , não tinha matemática , tinha estágio no 12º e ainda podia ir para a universidade . Por isso não hesitei e fui . Hoje com o 12º feito com estágio feito estou bem , e para o ano vou para a universidade .Neste momento estou indecisa , porque queria ir pa Educação , mas esta área tem poucas saídas , e um problema meu , é que todas as áreas que me interessam têm pouca ou nenhuma saída profissional.
Por exemplo , Sismologia , Criminologia .
Adoro também a área da Saúde , mas fui para outra completamente diferente (Acção Social).
Por isso não sou o melhor exemplo para dar o meu testemunho :-.-:

#3
 Convidad

avatar
Convidado
Pelo que sei, tens um ano para decidires o que vais fazer, certo?
Acho que deves ver bem todas as possibilidades que tens para seguir. Ver quais são os teus verdadeiros interesses. E acho que, se decidires seguir algo que estejas interessada mas que não tenhas hipóteses porque tiraste um curso diferente, deves procurar informar-te sobre quais as possíbilidades que ainda tens para seguir o que queres.

Acho que, independentemente do curso que tenhas, deves seguir-te pelo que queres e, se necessário, estudar durante este ano e fazer o exame no fim do ano da(s) específica(s) que precisas. É o meu conselho.

#4
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Eu amo Criminologia , mas é uma área que não dá nada :(:

#5
 Convidad

avatar
Convidado
Sempre tens a opção de ir para o estrangeiro, mas talvez não seja a opção que devas tomar já.

Sabes, as pessoas quando são realmente boas numa coisa e se aplicam conseguem o que querem. E dentro da criminologia devem existir várias especificações. Se calhar deves mesmo tentar entrar nessa área.

#6
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Ya , este ano é mesmo para pensar -.-''

#7
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
O meu sonho sempre foi desporto qualquer coisa relacionada com isso . No 9º ano fiz os textes e em 1º lugaar deu-me desporto e em 2º economia . Os meus pais nunca me deixaram ir para desporto , entao entrei em Economia , tive la' uma semana e mudei para ciencias e tecnologias . Agora vou acabar o 12º e depois nao sei o que vou fazer .

#8
 martjinhaaaaa

martjinhaaaaa
Membro
Membro
Eu segui Ciências e Tecnologias (;

#9
 beteh

beteh
Membro
Membro
Eu fiz os psico-tecnicos no 9º ano
deu-me economia, segui letras no secundário. E neste momento estou a tirar turismo!
Nao tem nada a ver com o que os exames esses no ciclo me deram.

#10
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
beteh escreveu:Eu fiz os psico-tecnicos no 9º ano
deu-me economia, segui letras no secundário. E neste momento estou a tirar turismo!
Nao tem nada a ver com o que os exames esses no ciclo me deram.
Ah pessoas que ate' tem mesmo tudo a ver os testes e as preferências para o futuro , outras não .

#11
 beteh

beteh
Membro
Membro
Podes querer que nao

#12
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

A mim sempre me deu a área de medicina nesses testes , mas não estou muito para lá virada xD

#13
 'GoretiVentura

'GoretiVentura
Membro
Membro
Os meus testes deram-me coisas que não tinham nada a ver com o que eu queria: Direito, História (embora eu gostasse de história nunca pensei seguir!).mas acabei por fazer um tecnologico de Administração, que era o que eu realmente queria..e uma vez que não tinha intenções de ir para a Universidade o tecnologico deu um jeitão!

#14
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos