Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
A Natureza distribuiu as cores entre os seres vivos de várias e curiosas maneiras. Alguns nunca mudam de cor, outros mudam conforme o ambiente em que estão (borboletas e camaleões, por exemplo), para fugirem dos predadores. Mas, em geral, as cores dos animais e especialmente das aves é quase sempre a mesma. Os seres humanos mudam de cor com mais rapidez do que muitos animais - eles ficam pálidos, corados, bronzeados, vermelhos ou brancos, e isso tudo pode ser visto em um só organismo em fases diferentes.

Entre outros pigmentos, um que está presente também no ser humano é a melanina. Conforme diz a Dra. Ana Maria L. Castruci, do departamento de Fisiologia da USP, as melaninas são pigmentos produzidos a partir do aminoácido tirosina. Elas existem em todos os vertebrados e cefalópodes (lulas e polvos) e conferem cores do preto e marrom (eumelanina) ao amarelo (feomelanina, apenas em aves e mamíferos). Segundo a médica, nos invertebrados, o equivalente à melanina é o omocromo, sintetizado a partir do aminoácido triptofano. Sua cor é geralmente preta ou marrom, com exceção do papiliocromo das borboletas que pode ir do amarelo ao vermelho. Tanto melaninas como omocromos são depositados em células pigmentares. A cor de nossa pele tem uma proporção semelhante em todas as raças. O que pode variar, diz a Dra. Ana Maria, é a taxa de produção ou o tipo de melanina, determinados geneticamente. Ela explica que quando nos expomos ao sol, a irradiação ultravioleta estimula a síntese de melanina. Este processo é popularmente conhecido como bronzeamento, mas tem uma função muito importante, a proteção do DNA de nossas células contra danos causados pela radiação ultravioleta, afirma a médica.

Em princípio, pode-se observar uma só tonalidade ao longo da pele de cada ser humano, seja ele branco, amarelo, moreno. Acontece que, em determinadas situações, além de sua cor natural, um ser humano pode ficar manchado ou pintado, como alguns animais. Quando manchas, nódoas ou pintas surgem na pele, é preciso conversar com um dermatologista para saber a origem dessa nova pigmentação, pois algumas são reversíveis, outras nem tanto. Uma das manchas que podem surgir no ser humano são os chamados cloasmas.

portal das curiosidades

#2
 CandyGaga

CandyGaga
Membro
Membro
Wow. Bom Post!

#3
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

ya é verdade :D :

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos