Postado Qua 22 Set 2010 - 16:03
A ministra da Educação congratulou-se com a selecção de duas escolas portuguesas para integrar o Programa Mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft, defendendo que este é o resultado do esforço ministerial para promover a utilização das tecnologias de informação.
A Microsoft divulgou hoje uma lista mundial das escolas mais inovadoras na qual constam duas portuguesas, que concorreram ao programa: a Escola Básica do 2.º e 3º ciclos de Nevogilde, na Lousada, e a Secundária de Lagoa, nos Açores.
"Este prémio é um prémio internacional que a Microsoft atribui porque o nosso país está de facto desenvolvido nesta área", disse a ministra Isabel Alçada, recordando o trabalho desenvolvido nos últimos anos.
"O facto de Portugal ter investido no plano tecnológico de educação, na disponibilização de instrumentos que permitem computadores na salas de aula, a distribuição de computadores pessoais ao primeiro ciclo - os Magalhães - tudo isso levou a um desenvolvimento que os professores utilizam, os alunos utilizam, as famílias também utilizam", disse Isabel Alçada à margem de uma conferência sobre a avaliação da leitura e da escrita, que decorreu hoje de manhã na Fundação Calouste Gulbenkian.
Para Isabel Alçada "é muito natural que as nossas escolas tenham prémios internacionais".
O Programa Mundial das Escolas Inovadoras foi criado pela Microsoft para apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino.
As escolas de Lousada e dos Açores fazem agora parte de uma rede mundial que reconhece e premeia a inovação.
O Programa Escolas Inovadoras está presente em 114 países e no ano passado foi selecionado pela primeira vez um estabelecimento de ensino português: a Escola da Várzea, em Lamego.
fonte : ionline