Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Kurt Albert faleceu esta manhã na Alemanha 09454ad66b
Solo Devil's crack(VII)

O editor da revista alemã Klettern, Ralph Stöhr, confirmou esta manhã a triste notícia do falecimento de um grande escalador e lenda da escalada livre. Kurt Albert acidentou-se em uma via ferrata na região de Baviera domingo passado. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas a certeza que temos agora é de termos perdido um grande personagem do cenário da escalada moderna.

Kurt Albert faleceu esta manhã na Alemanha Cfe1b8d5e0
Kurt Albert

Em 1975, Kurt teve a idéia de, ao conseguir escalar em livre (e sacando costuras) nas vias antes feitas em artificial ou com pontos de apoio, pintar um pequeno ponto vermelho na base destas escaladas. Kurt tentava as vias até conseguir sacá-las. Cada vez que caia, descia e tentava novamente. O Rotpunkt ou Redpoint (EUA) ou MEPA (BR) foi o início da concepção da escalada livre como a conhecemos hoje.

Kurt foi grandemente influenciado por mestres como Bernd Arnold e outros que tinham uma ética fundamentada na região de Elbsandstein, onde não se pode escalar usando magnésio, nem sapatilhas, nem proteção móvel de metal (apenas nós). Kurt desenvolveu o conceito do rotpunkt em Frankenjura (Alemanha) e foi empurrando o limite da escalada na forma de graus cada vez mais altos: Exorzist (7a francês) em 1976, Santanz (7b+) em 1981, Magnet (7c) em 1982. Depois, com Wolfgang Gullich abriu vias em grandes paredes como Eternal Flame na Namelles Trango Tower e Riders on the storm na Torre Central do Paine. Com Stefan Glowacz, esteve na Groenlandia e na África, sempre abrindo rotas futuristas.

Após a abertura de Royal flush no Fitz Roy, Kurt e Bernd estiveram no Brasil em 93, quando por 10 dias tive a oportunidade de escalar no Rio de Janeiro e São Bento do Sapucaí com estes verdadeiros mestres da escalada.

Kurt Albert faleceu esta manhã na Alemanha 20f77a3e5b
Kurt na Espanha
Crédito da imagem: Dario Rodriguez

Fonte:ESPN

Morte de Kurt Albert
Para os que nunca ouviram falar de Kurt Albert, diga-se que foi o inventor da escalada livre, da escalada como a conhecemos hoje. Nascido na Alemanha, foi lá que um dia, em Frankenjura, se lembrou de começar a pintar um ponto vermelho quando escalava uma via sem se agarrar as plaquetes, pitons, etc. Daqui nasceu o termo "rokpunkt", ou como dizemos em Portugal, encadear uma via, claro que nesses tempos (1975), valia descansar entre protecções coisa que agora já não vale. Grande companheiro de escalada de Wolfgang Gullich, morre numa queda de 18 metros.

Fonte:Blog da Chanoca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos