Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Dezenas de pessoas envolveram-se em confrontos à porta da única loja da Via Verde no Porto, reclamando que lhes fossem vendidos identificadores para circular nas SCUT, que a partir de partir de sexta-feira passam a ter portagens electrónicas .

Fernando Araújo, empresário que se dirigiu à Via Verde para comprar dois dispositivos, explicou à agência Lusa que, «na abertura da loja, distribuíram 125 senhas, e todas as pessoas foram atendidas até às 16:30».

«Depois de terem sido todas atendidas, não queriam distribuir mais senhas e exigimos livro de reclamação. Apareceu então uma funcionária que deu mais 30 senhas, mas as outras pessoas continuaram a protestar», acrescentou.
Face ao clima de revolta instalado, foi chamada a polícia, que fez deslocar ao local a brigada de intervenção rápida, no entanto, os ânimos acabaram por acalmar.

Apesar dos protestos no Norte do país, as portagens nas SCUT vão mesmo começar a funcionar. A providência cautelar a que o Tribunal Central Administrativo do Norte deu, provimento não suspende o pagamento, uma vez que o Governo decidiu aprovar uma resolução fundamentada que declara «grave urgência para o interesse público» o início da cobrança de portagens.

Ainda assim, a Câmara de Aveiro (PSD/CDS-PP) anunciou que vai recorrer à via judicial para tentar travar a introdução de portagens nas SCUT, nomeadamente na A17, A25 e A29, que atravessam o concelho.

Segundo a autarquia, uma acção administrativa pedindo a declaração de ilegalidade da Resolução do Conselho de Ministros que introduz o regime de cobrança de taxas de portagens nas SCUT a partir de 15 de Outubro e do Decreto-Lei nº 67-A/2010, onde se promove a definição dos troços de auto-estrada sujeitos ao regime de cobrança de taxas de portagem deverá dar entrada no Tribunal Central Administrativo no mês de Novembro.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que reúne cidades do Norte de Portugal e da Galiza, pediu hoje a suspensão das portagens nas SCUT até que o Governo ponha à disposição dos cidadãos os meios de pagamento necessários para cumprir a lei.

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mão, defendeu que o ministro das Obras Públicas de Portugal «deveria demitir-se pela sua nefasta gestão das portagens nas vias SCUT». Também Rui Rio já veio pedir a demissão do ministro.

Dezenas de pessoas esperaram hoje mais de três horas numa fila para conseguir marcar atendimento para daqui a cerca de um mês na única loja de Aveiro da Via Verde, queixando-se de falta de informação.

«Estou aqui na fila e ninguém dá informações. Deviam ter aqui um funcionário para encaminhar as pessoas para o sítio devido», disse à Lusa José Santos, de 64 anos, que pretendia comprar o dispositivo. Devido à elevada afluência de utentes, a empresa decidiu interromper a distribuição de senhas, optando pelo sistema de marcações, sendo que hoje já só havia vagas para o mês de Novembro.

Os clientes da Via Verde com direito a isenções e descontos nas portagens nas Vias Sem Custos para o Utilizador (SCUT) têm 60 dias para mostrar os documentos do automóvel, caso façam o pedido de habilitação na Internet, anunciou a empresa na terça-feira.

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos