Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Alpinistas e investigadores da Universidade Politécnica de Milão instalaram sensores na montanha San Martino, em Lecco, Itália. Objectivo é captar sons emitidos pelas rochas. De acordo com a BBC, os dados são enviados em tempo real.

Com os sons recolhidos é possível analisar o potencial risco de desmoronamento. O aparelho recolhe sons inaudíveis para o ser humano e tranforma-os em código, semelhantemente a um sismógrafo.

Os pesquisadores querem descobrir o ponto exacto das falhas internas e o grau de espessura.

«Mesmo sem saber o ponto de ruptura, mesmo que a fenda não se alargue muito, isto não significa que a parede não possa desabar. Podemos medir o quanto a montanha está viva e, com esta informação, predispor uma escalada de risco. Porque, e este é um problema do sistema tradicional, quando uma fenda se alarga a montanha desaba», afirma o professor Cesare Alippi, criador do sistema.

Foram colocados dois sistemas em diferentes zonas da montanha, cada um deles com sensores que trabalham de forma automática e independente.

A montanha San Martino foi escolhida por ser uma área conhecida dos geólogos italianos. Em 1969 ocorreu um desmoronamento que causou a morte de sete pessoas. Mais recentemente, em 1994, houve outro desmoronamento, mas sem vítimas.

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos