Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Your Dream ;)

Your Dream ;)
Membro
Membro
Brasil: Começa a votação no 2º turno das eleições


Começa a votação do segundo turno das eleições na maior parte do país
As eleições começaram às 8h (de Brasília) na maior parte do país. Os 135,8 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas neste domingo (31) para escolher o novo presidente da República. Disputam o segundo turno os candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff.

Em oito estados (Alagoas, Piauí, Pará, Rondônia, Amapá, Paraíba, Roraima e Goiás) e no Distrito Federal, os eleitores ainda escolherão o novo governador.

Votação começa em Lisboa
Começou às 8h (horário local, 6h no Brasil) deste domingo (31) a votação na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa. Cerca de 100 pessoas aguardavam na fila, alguns chegaram uma hora mais cedo do que queriam por causa do horário de inverno, que começou na madrugada deste domingo.

O catarinense Gilberto Smadeski, de 35 anos e a mulher Eva, paulista de 33 anos, foram dois deles. “Não queríamos nem tomar café da manhã, pois pensávamos que já eram mais de 8h. Saímos correndo”, disse ele às 7h30. “Acordamos às 5h30 pensando que era 6h30″, diz a maranhense Maria Pinheiro, de 42 anos.

Como os números das seções eleitorais em Portugal mudaram desde a última eleição, listas com os nomes dos votantes e o novo número foram votam foram disponibilizadas na entrada. No primeiro turno, a falta dessa informação causou problemas no início da votação. Quem tinha título antigo precisou pegar filas para retirar o documento novo. “Eu tinha vindo às 11h e acabei não votando. Tinha muita confusão”, diz Maria Pinheiro.

Em Portugal, as eleições 2010 ocorrem em Lisboa e no Porto. Ao todo, 23.182 estão aptos para votar.

Mais de 21 mil brasileiros são esperados para votar em Nova York
Nos Estados Unidos são quase 67 mil eleitores cadastrados pelo Consulado Brasileiro. Nova York é o maior colégio eleitoral fora do Brasil. São 21.076 eleitores de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Ilhas Bermudas. Na comparação com o pleito de 2006 é quase o dobro. Naquela eleição estavam registrados 12.657 brasileiros. O acesso maior às notícias do Brasil, por meio da internet, televisão, jornais e rádios pode ter contribuído para este aumento.

A votação terminará às 19h pelo horário de Brasília. Aqui só é possível votar para presidente e não tem voto em trânsito. Como acontece no Brasil, quem não votar, terá que fazer uma justificativa.

Os eleitores são distribuídos em 54 seções – todas com urnas eletrônicas. Se houver problema com alguma delas será imediatamente trocada e o voto será feito por cédula de papel.

O esquema de segurança do primeiro turno vai se repetir. O Consulado Brasileiro conta com o apoio da polícia e dos bombeiros de Nova York, que no primeiro turno fizeram um atendimento médico a uma funcionária do Consulado.

Hoje não deverá ocorrer a confusão do primeiro turno, quando muitos eleitores deixaram para pegar o título no próprio dia de votação. No primeiro turno o Consulado resolveu entregar os documentos por entender que muitos eleitores vem de longe e não podem perder um dia de trabalho para receber o título.

De acordo com a lista do Consulado, entre os eleitores de Nova York estão a modelo Gisele Bündchen, que não compareceu para votar no primeiro turno, e a ex-ministra da Economia, Zélia Cardoso de Melo, que mora em Nova York.

Eleições no exterior já acabaram em 13 países, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (31) que as eleições no exterior já terminaram em 13 países. São eles: Nova Zelândia, onde a votação terminou às 2h, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, China, Filipinas, Hong Kong, Malásia, Taiwan, Tailândia e Indonésia.

Neste ano, mais de 200 mil eleitores votam no exterior, segundo dados do TSE. Deste total, 168.480 têm idade entre 25 a 59 anos. No exterior, a votação é apenas para o cargo de presidente e vice-presidente da República.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos