Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O método contraceptivo conhecido popularmente como Pílula do Dia Seguinte é, tal como o nome indica, um método de contracepção de emergência.

Este pode ser utilizado após uma relação sexual em que houve uma falha na utilização de um método contraceptivo, ou no caso de o preservativo romper ou ficar dentro da vagina, deslocamento do dispositivo intra-uterino, erro ao tomar a pílula, no caso de relações sexuais forçadas (violação), ou simplesmente quando não houve protecção.

Situações em que pode ser tomado:

* relações sexuais em que nenhum dos parceiros utilizou um método contraceptivo;
* se se esqueceu de tomar a sua pílula contraceptiva regular para além do atraso máximo admitido após a última toma
* se o seu parceiro se esqueceu de utilizar o preservativo ou se este se rompeu, deslizou ou foi removido inadequadamente;
* se receia que o seu dispositivo intra-uterino tenha sido expulso;
* se o seu diafragma vaginal ou o seu cone vaginal se deslocou ou foi retirado antes de tempo;
* em caso de violação.


Como funciona?

* A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional cuja acção fundamental é impedir a ovulação, e interferir na fecundação e no revestimento interno do útero. Assim, cria-se um ambiente não-propício à implantação do óvulo fecundado.
* Deve ser tomado o mais cedo possível, depois de ter tido uma relação sexual não protegida, e preferencialmente nas primeiras 12 horas. Ainda assim, pode ser tomada durante as 72 horas (3 dias) seguinte à relação ter ocorrido. No entanto, quanto mais cedo forem ingeridas, melhor, pois a sua eficácia vai diminuindo conforme o tempo vai passando. Ainda que tomada nas primeiras 12horas, o mais recomendado, a pílula do dia seguinte tem apenas 75% de eficácia e portanto, apesar de reduzir muito as hipóteses de engravidar, há sempre essa possibilidade e deve ficar atenta nos próximos tempos depois da toma.


Sintomas a que deve estar atenta e efeitos secundários:
Quando tomar a pílula do dia seguinte é normal se sentir os seguintes sintomas:

* náuseas e vómitos (neste caso, se vomitou nas 3 horas seguintes à toma deve verificar se expeliu os comprimidos; neste caso recomenda-se que tome de imediato outro comprimido);
* tonturas e cefaleias (dores de cabeça);
* dores abdominais;
* tensão mamária;
* aparecimento de hemorragias (que não correspondem à menstruação)
* fadiga;
* diarreia;
* menstruação abundante ou atraso na menstruação (irregularidades na próxima menstruação).


Depois...

* Nos seguintes dias, entre três e oito dias após a toma, é normal e esperado que sofra uma perda de sangue A não ocorrência dessa perda, até três semanas, pode significar uma gravidez e no caso de isso acontecer, uma pílula de emergência não tem qualquer tipo de efeito sobre uma gravidez já instalada.
* é aconselhado que vá a uma consulta médica, cerca de 3 semanas depois da toma do medicamento, para se certificar da actuação da pílula do dia seguinte.
* Se a sua menstruação se atrasar mais de 5 dias ou se for invulgar ou abundante, deverá, da mesma forma, consultar o seu médico o mais brevemente possível, ou fazer um teste de gravidez.
* Se, após a utilização da pílula do dia seguinte, continuar a utilizar contracepção hormonal regular, como por exemplo a pílula contraceptiva oral, e não sofrer hemorragia de privação normal, consulte o seu médico para ter a certeza de que não está, à mesma, grávida.


A Não esquecer!

* A anti-concepção de emergência, ou pílula do dia seguinte, é precisamente para casos pontuais, portanto não deve abusar da sua utilização e jamais tomar mais do que uma vez no mesmo ciclo menstrual.
* No caso de uma utilização recorrente, as altas dosagens de hormonas a que está a submeter o seu corpo podem causar retenção de líquidos, tensão alta, náuseas, tromboembolismo e desequilíbrio hormonal, constituindo uma grave agressão ao organismo. Além disso, o uso regular diminui a eficácia do método, aumentando o risco de engravidar.
* O uso abusivo destes medicamentos pode ainda causar danos graves, como cancro da mama e do útero, problemas numa futura gravidez, além de trombose e embolia pulmonar.


Portanto, este tipo de contraceptivo não deve ser encarado como mais um método, por não o é. Deverá sempre utilizar verdadeiros métodos contraceptivos, tais como a pílula oral, espermicidas, o DIU, o diafragma, preservativos, anel vaginal, etc.
Tenha atenção! A pílula do dia seguinte não protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Fonte:kazulo

#2
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
Muito bom (':
(+)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos