Postado Ter 21 Dez 2010 - 12:21
"Leões" vingam-se no Bonfim com triunfo por 3-0
O Sporting despediu-se dos jogos deste ano com uma vitória expressiva sobre o Vitória de Setúbal, por 3-0, esta segunda-feira, na 14.ª jornada da Liga Zon Sagres. Depois da eliminação da Taça de Portugal, os "leões" regressaram ao Estádio do Bonfim para vingar a derrota da passada semana e os apelos de Paulo Sérgio pareceram surtir efeito nos jogadores, que assim garantiram a subida ao terceiro da classificação na Liga.
Yannick Djaló e Abel foram os homens decisivos, ao marcar os golos da partida.
A deslocação do Sporting ao reduto do Vitória de Setúbal desta semana pouco teve a ver com aquela feita na semana passada, dia 16, na disputa pela Taça de Portugal, que acabou com o afastamento da equipa de Alvalade da competição. Desta vez, os "leões" não vacilaram e mostraram uma atitude diferente, mais agressiva e determinada a alcançar a vitória, em especial durante a primeira parte.
Desde início procurando centrar o jogo junto da baliza sadina, o Sporting entrou decidido a vingar as últimas derrotas frente ao Vitória de Setúbal e ao Levski de Sofia. Logo aos três minutos, Polga aproveita um canto cobrado por Valdés para cabecear para a baliza de Diego para a defesa do guarda-redes. Pouco depois, Miguelito vê o cartão amarelo, após uma falta cometida sobre João Pereira.
Valdés volta a estar em destaque aos sete minutos com um remate que acaba por sair ao lado da baliza sadina, após uma recuperação de bola de Carriço, à entrada da área da equipa da casa.
O primeiro lance com perigo da equipa sadina surge aos 12 minutos, quando Neca cobra um livre para a área, sobrando a bola para Silva, que cabeceia e atira por cima da baliza de Rui Patrício. Na resposta, André Santos tenta um remate que sai ao lado e depois Yannick Djaló cabeceia perto da baliza de Diego, mas a bola sai perto da barra.
Os "leões" não teriam de esperar muito mais para atingirem a vantagem no marcador. Aos 20 minutos Djaló não falha o golo, num remate de pé esquerdo, usufruindo de um cruzamento de Valdés.
A defesa sadina voltaria a "tremer" cinco minutos mais tarde, quando André Santos regressa com perigo à área sadina e tenta um cabeceamento, com Diego a evitar o golo.
Aos 31 minutos é a vez de Polga ser punido com o cartão amarelo, resultado de uma falta cometida sobre Zeca.
Antes do final da primeira parte houve ainda tempo para o Sporting dilatar a vantagem, num golo protagonizado por Abel. Numa jogada conjunta com Maniche, o defesa remata de forma certeira para a baliza sadina, fazendo o 2-0, ao minuto 39.
Após o golo decorre uma sucessão de cartões amarelos, com Neca, Silva e Djaló a serem punidos.
À entrada na segunda parte do encontro é a vez de Maniche ver o cartão amarelo, com o árbitro João Capela a considerar que o médio pontapeou Zeca.
O segundo tempo seria mais "morno" com o ritmo de jogo a abrandar consideravelmente. Ainda assim, aos 57 minutos Djaló reforça a vantagem leonina, fazendo o terceiro e último tento do encontro. O golo resulta de uma jogada iniciada em João Pereira, que se desmarca, dirigindo-se para a pequena área, aproveitando Djaló para fazer o remate bem sucedido na baliza guardada por Diego.
Ainda a destacar uma tentativa de Liedson, que "surpreende" o guardião da baliza sadina mas a jogada acaba por ser travada por Ney, aos 73 minutos. Dois minutos depois é Sassá quem vê o cartão amarelo, por simulação de uma falta de André Santos.
Ainda antes do apito final, Pitbull poderia ter feito o golo de "honra" dos "sadinos", com um remate perigoso para uma defesa atenta de Rui Patrício. A bola ainda bate no poste e sobra para canto.
O Sporting sobe assim ao terceiro lugar do campeonato, com 25 pontos, enquanto o Vitória de Setúbal se mantém na 14.ª posição, com 13 pontos.