Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
O que são transgénicos?

São seres vivos que a engenharia genética cria laboratorialmente com ajuda de técnicas que permitem transferir genes de um organismo para outro, "manipulando a sua estrutura natural", (modificando-os geneticamente - OGM), com vista a obter determinadas características que poderão ser usadas por exemplo em melhoramento de culturas, medicina, etc.

Os alimentos com transgénicos, ou alimentos geneticamente modificados começaram a ser introduzidos no mercado americano em meados da década de 90 e, desde essa altura os consumidores europeus têm-se mostrado renitentes em aceitar a "invasão" destes alimentos no mercado, e principalmente sem uma rotulagem que indique com clareza se produto contém OGM (organismos geneticamente modificados).

O que são alimentos transgénicos?

Para se perceber um pouco este conceito é conveniente "recordar" que os seres vivos são constituídos por células, que contém genes localizados nos cromossomas os quais correspondem a determinadas porções de DNA, (molécula da vida, suporte de toda a informação genética) em linguagem universal e codificada . Em cada célula, e em cada cromossoma antes da divisão, o material genético auto-duplica-se e, o que resulta dessa duplicação contém os mesmos genes e dispostos segundo a mesma ordem ou seja, o DNA produz uma cópia igual a si mesma. Nem sempre este processo é tão preciso assim; por vezes surgem alterações, as tão faladas mutações, imperceptíveis algumas, graves e até mortais outras. Grande número de mutações ocorrem espontaneamente outras, podem ser induzidas pelo meio, por exemplo pelosraios X, vários tipos de agentes químicos como o gás de mostarda (usado na 2ª guerra mundial), pesticidas, aditivos, conservantes...

Com o avanço dos conhecimentos científicos surgiu a Engenharia Genética, fortemente polémica pelos problemas que levanta a nível bioético pois esta ciência utiliza e aplica os conhecimentos da universalidade do código genético (que implica inevitavelmente que o DNA de muitas espécies tenha zonas iguais).

Assim sendo, Alimentos Geneticamente Modificados são todos aqueles cujos genes foram modificados ou "manipulados" pelos cientistas de forma a que apresentem características que não teriam no seu estado natural. A engenharia genética cruza espécies que no seu habitat natural não se cruzariam:

Exemplo do cruzamento de genes de um peixe em morangos e em tomates etc..

Os defensores da manipulação genética justificam os seus meios partindo do princípio de que a natureza não é perfeita, logo a ciência pode colmatar as suas lacunas. Se é possível obter melhores colheitas, evitar a fome no Mundo, ter alimentos mais resistentes às pragas porque não pôr a ciência ao serviço da humanidade?

Que se sabe sobre as colheitas geneticamente modificadas?

A manipulação genética acaba por ser uma experiência científica mundial em que todos nós somos cobaias e, só o tempo nos poderá mostrar quais as consequências para o ser humano da ingestão deste tipo de alimentos e, também para o meio ambiente.

As culturas onde se verifica maior manipulação genética são as do feijão, soja, milho, algodão...

A maioria dos OGM são resistentes aos insectos e tolerante aos herbicidas, passando a planta a funcionar como um novo insecticida. À medida que cresce produz nas suas células toxinas de insecto, no caso concreto se ingerirmos feijão GM para resistir aos insectos, estamos a comer um pesticida.

Milho, trigo, feijão, soja, batatas, leite etc. GM estão nas prateleiras dos supermercados camuflados como margarinas, bolachas, iogurtes, chocolates, flocos, etc. pois, o tratamento industrial que conduz à sua fabricação, altera a estrutura proteica, passando a ser difícil determinar se estamos a comprar AGM; até ao momento não existia qualquer legislação que permitisse ao consumidor optar por um alimento normal ou por um GM; a rotulagem era omissa.


portal das curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos