Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Guardian

Guardian
Membro
Membro
Muitos profissionais se fazem esta pergunta ao longo da carreira, mesmo aqueles que não pensam em seguir a carreira acadêmica.

Para os profissionais que desejam seguir a carreira acadêmia, a decisão é óbvia: Mestrado é necessário. Não só o Mestrado, mas também o Doutorado e talvez um Pós-Doutorado.

O enfoque da coluna desta semana é realizar a pergunta para os profissionais do mercado empresarial. Vale a pena fazer um Mestrado?

O Mestrado Acadêmico, também chamado stricto sensu, é voltado para a pesquisa científica, normalmente exigindo dedicação exclusiva. A dedicação exclusiva costuma ser mais uma requisição oficial, pois na prática muitos mestrandos trabalham em empresas e fazem o curso ao mesmo tempo.

Porém, consigo entender o requisito da dedicação exclusiva, pois a carga horária necessária para a realização dos trabalhos, das disciplinas e da dissertação é pesada. Estima-se que, para cada hora de aula, se tenha uma hora de estudo e trabalhos em casa.

Fazer Mestrado, mas em que área?

Não é porque alguém se formou em computação que precisa fazer Mestrado em computação. Muitas áreas permitem que o candidato seja formado em outro curso.

No caso da ciência da computação e cursos correlatos, o Mestrado na área é bastante técnico, voltado para aplicações bem específicas dentro da informática. Na famosa carreira em Y, o profissional decide se quer ir para a área técnica (desenvolvedor, arquiteto, especialista) ou se quer ir para a área de gestão (gerência, liderar equipes). Para o caso do especialista, acredito que um Mestrado em computação possa agregar bastante. Já para a gerência, seria mais um conhecimento complementar, não relacionado à gestão.

Uma opção interessante para o profissional da área da informática que deseja ir para a área de gestão é o Mestrado em Administração de Empresas. Embora acadêmico, esta especialização engloba de maneira científica assuntos voltados à gestão de empresas, liderança, marketing e finanças.

Conhecimentos nestas áreas são fundamentais para o profissional que deseja se tornar gestor.

Para o profissional que deseja fazer uma pós-graduação, mas que não quer realizar um curso acadêmico, o qual exige maior carga horária, uma opção é um MBA (Master of Business Administration). Embora o MBA tenha Mestre no nome, o curso não é acadêmico e é lato sensu (senso amplo). Exigindo menos carga horária, este curso também transmite conhecimentos essenciais, como marketing, finanças e gestão, para quem quer seguir a carreira executiva.

Uma dica importante é, antes de se inscrever no programa de pós-graduação, buscar sua qualificação junto ao MEC e a outros informativos complementares.
Outro fator relevante é procurar descobrir quem frequenta ou vai frequentar o curso. Um período longo compartilhando disciplinas do curso pode ser muito proveitoso para networking.

Educação é uma atividade que deve se manter constante na vida profissional, seja através de um Mestrado, um MBA ou qualquer outro curso.

Baguete

#2
 Budha

Budha
Membro
Membro
O mestrado sempre melhora no curriculum vitae :)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos