Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Bruxelas poderá levar Portugal ao Tribunal de Justiça da União Europeia se se confirmar a deposição ilegal de resíduos perigosos numa antiga mina em São Pedro da Cova, Gondomar, inicialmente denunciada pela TVI. Quem o diz é o eurodeputado Nuno Melo (CDS-PP), que esta terça-feira divulgou a resposta da Comissão Europeia a um pedido de intervenção por si formulado, em Junho.

O responsável comunitário pelo Ambiente, Janez Potocnik, diz que «na eventualidade de ser detectada alguma violação do direito da União Europeia, a Comissão tomará as medidas legais necessárias para que as autoridades portuguesas remedeiem a situação sem demoras injustificadas», revelou Nuno Melo à Lusa.

O comissário europeu salienta também ser «necessário solicitar informações pormenorizadas sobre o caso às autoridades portuguesas, a fim de poder avaliar se a legislação pertinente da União Europeia (em especial a Directiva 2006/12/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2006, relativa aos resíduos) tem sido correctamente aplicada».

Nuno Melo pediu, em Junho, a intervenção de Bruxelas no que considera ser «um crime ambiental»: a deposição de 320 mil toneladas de resíduos perigosos numa antiga mina de São Pedro da Cova.

Entre Maio de 2001 e Março de 2002 foram depositados a céu aberto, numa antiga mina, e sem qualquer tratamento, 320 mil toneladas de «resíduos altamente perigosos, com teores elevadíssimos de chumbo, cádmio, crómio, arsénio e zinco», afirmou o eurodeputado, em Junho.

Estes resíduos, que contêm substâncias cancerígenas e têm outros efeitos nefastos sobre a saúde, «todos os dias contaminam as águas, contaminam os solos, com o total desconhecimento das pessoas que lá residem», sublinhou na altura Nuno Melo.

O eurodeputado apresentou análises, realizadas a pedido da antiga Siderurgia Nacional, de onde são provenientes os resíduos em causa, que atestam a perigosidade dos mesmos.

Os detritos são provenientes de «décadas de actividade da antiga Siderurgia Nacional» e foram depositados «por iniciativa de empresas públicas, geridas por gestores públicos, pagos pelo erário público», acrescentou o eurodeputado, precisando terem sido «a Urbindústria, detida pela Capitalpor, detida, por seu lado, pela Parpública».

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos