Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
A alcatra da ilha Terceira, na categoria Carnes, foi um dos pratos pré-seleccionados na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia, um concurso promovido a nível nacional que abrange uma dezena de regiões do território português.
Ao todo os Açores conseguiram reunir 8 entre 70 pratos eleitos nessa primeira selecção de sabores típicos.
Contactado pela “a União”, o presidente da Confraria da Alcatra da ilha Terceira, Duarte Fournier, entidade responsável pela candidatura ao dito concurso, manifesta a sua satisfação pelo sucedido aguardando agora com expectativa as fases seguintes.



É com muita satisfação que a Confraria da Alcatra da ilha Terceira, pela voz do seu presidente, encara a pré-selecção da Alcatra da ilha Terceira, na categoria Carnes, no âmbito do concurso 7 Maravilhas da Gastronomia, entre uma lista de 70 pratos regionais de todo o território nacional.

“As candidaturas eram tão vastas que nós ficámos na dúvida se teríamos capacidade para passar. Ficámos satisfeitos por ter alcançado esta primeira fase”, considera Duarte Fournier, em declarações ao nosso jornal, acrescentando que, nas fases seguintes, as expectativas adivinham-se condicionadas. “Provavelmente vamos ter de fazer uma demonstração e estamos à vontade para o fazer. Acreditamos que a Gastronomia das ilhas dos Açores, nomeadamente da Terceira, tem fortes hipóteses de chegar às fases seguintes, sobretudo porque este é o único prato típico de carne que existe na região”, salienta.

Quanto à fase final do concurso, o responsável pela Confraria da Alcatra da ilha Terceira, entidade que tratou do envio da candidatura, acredita na vitória tendo em conta o número elevado de açorianos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

“Vamos conseguir chegar à final”, avança.

No que concerne à importância deste género de iniciativa promovida à escala nacional, Duarte Fournier é peremptório: “Portugal não tem só paisagem”. “Este evento serve para divulgar a gastronomia que é também uma forma de estar presente no mundo e, no caso concreto, trata-se de um prato muito específico”, frisa explicando que a alcatra deve ser considerada “um mundo à mesa”.

“Por conter especiarias da Índia e das Américas, bem como o nosso vinho e carne criada na nossa pastagem. Tudo isso pode traduzir em termos de turismo e de restaurantes uma mais valia para os Açores”, remata.


8 pratos açorianos

Para além da Alcatra da ilha Terceira, os Açores contam ainda com outros 7 pratos típicos seleccionados, a saber: Cozido das Furnas, categoria Carnes; Povo Guisado, categoria Peixes, Sopa do Espírito Santo, categoria Sopas; Cavaco Cozido com molho Verde, Cracas Cozidas, e Lapas Grelhadas, todas na categoria Marisco; e Ananás DOP, na categoria Doces.

Das sete categorias, a região não obteve qualquer selecção na Caça e Entradas.

Segundo nota informativa enviada às redacções pela comissão organizadora do concurso 7 Maravilhas da Gastronomia, a categoria com maior número de nomeações foi a de Doces, com 121 candidatos, seguindo-se a de “Carne com 93, Peixe com 91, Entradas com 61 nomeações, Sopas com 33, Marisco com 20 e, por último a de Caça com 14 pratos candidatos.

Recorde-se que foram alcançadas 433 nomeações na totalidade, diz o mesmo documento, sendo a Beira Litoral a região com maior número de candidaturas, atingindo 71 pratos, à qual seguiu-se Entre Douro e Minho com 68 candidatos, depois Lisboa e Setúbal com 61, Estremadura e Ribatejo com 54, Alentejo com 41 pratos, Trás-os-Montes e Alto Douro com 36 nomeações, Beira Interior com 32, Algarve com 28, Açores com 22 pratos e a Madeira com 20.


Votação pública a 7 de Maio

A próxima fase irá arrancar ainda este mês através de um painel de 21 personalidades que deverá eleger a ‘short list’ de 21 Finalistas, apresentada para votação pública a 7 de Maio do corrente ano.

A votação pública realiza-se por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e rede social facebook, e decorre até 7 de Setembro de 2011.

As 7 Maravilhas da Gastronomia serão reveladas a 10 de Setembro, em Santarém, numa cerimónia a transmitir em directo pelo canal público de televisão RTP.

A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do território nacional e todo o processo de selecção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados – S.R.O.C. Lda.
Fonte: A União

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos