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 Guardian

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Veja como se dar bem em "The Sims Social"; jogo social já atraiu 23 milhões de pessoas The-sims-social-e-versao-para-redes-sociais-de-famosa-franquia-de-simulador-de-vida-1314832431720_450x380

Desde que a Zynga lançou "FarmVille", os jogos sociais, aqueles games que se aproveitam das funcionalidades de uma rede social, viraram um novo filão na indústria do entretenimento. Assim, as grandes produtoras também passaram a mirar esse promissor mercado.

Foi o caso da Electronic Arts, uma das maiores "publishers" de games do mundo. A companhia já comprou estúdios de jogos sociais como a Playfish e agora aproveita suas marcas nesse gênero. É o caso do futebolístico "FIFA Superstar" e, agora, mais recentemente, "The Sims Social".

Duas fórmulas de sucesso

Vindo da franquia de maior sucesso da história nos PCs, com mais de 150 milhões de cópias prensadas, "The Sims Social" pretende pegar carona na popularidade da série. Apesar de tratar de interações sociais, "The Sims" nunca teve uma modalidade online. A única tentativa da Electronic Arts nesse terreno foi com "The Sims Online", lançado em 2002, que acabou não dando certo.

Mas agora, usando a fórmula de sucesso que fez de "FarmVille" um modelo a ser seguido, "The Sims Social" corrige os erros do passado. O game entrega uma experiência mais simples que os jogos da série principal, mas vem com a parte essencial. Ainda assim, o grau de interatividade é bem alto, em que cada objeto tem serventias distintas.

A aceitação inicial está sendo promissora: em menos de 20 dias de funcionamento, já possui mais de 23 milhões de usuários. Isso coloca "The Sims Social" na 9ª posição entre os aplicativos mais usados nas redes sociais. Na frente dele, entre os jogos, há somente títulos da Zynga, como "CityVille", com 75,9 milhões de usuários nos últimos 30 dias, e "Empires & Allies", que ostenta 42,5 milhões de jogadores.

Vivendo a vida

Como é típico num jogo social, não há objetivos explícitos em "The Sims Social" - aliás, nem nos jogos em disco havia isso. No entanto, a evolução do personagem acontece na medida em que se fazem ações específicas, que gastam energia. Esse é outro aspecto emprestado dos jogos sociais da Zynga, que trazem algum tipo de limitação. Geralmente, isso aparece como uma barra de energia que não permite jogar o game por muito tempo continuamente, o que obriga o usuário a retomar a partida algum tempo depois, com ânimo renovado. Talvez isso explique como esses jogos aparentemente simples prendam os jogadores por tanto tempo.

Há várias maneiras de progredir em "The Sims Online" e uma delas é realizar as missões. Elas incluem diversos aspectos do jogo, então, tem também um lado educacional. O jogador pode mudar vários aspectos do avatar, inclusive sua personalidade. Há várias maneiras de jogar: você pode cuidar da decoração da casa, desenvolver as habilidades do avatar, interagir com amigos, plantar e colher (para não perder o costume dos jogos sociais) ou fazer tudo isso.

Por enquanto, "The Sims Social" não tem versão em português. Mas quem consegue se virar no inglês ou no espanhol, o jogo está disponível nessas línguas. O jogo está disponível no Facebook.

Jogos Uol

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