Postado Sex 29 Out 2010 - 12:42
Parte da baixa de Lisboa está completamente alagada devido à chuva, que cai com grande intensidade desde as primeiras horas da manhã, havendo já carros quase submersos e estabelecimentos inundados.
Pela Rua das Portas de Santo Antão, onde fica o Coliseu de Lisboa, corre esta manhã um verdadeiro rio de água turva, que arrasta cadeiras das esplanadas e caixotes do lixo até ao Largo de São Domingos, junto à Praça do Rossio, constatou a agência Lusa no local.
Neste momento, vários comerciantes e empregados de restaurantes tentam retirar a água do interior dos estabelecimentos e salvar mesas e cadeiras.
O fim da Rua das Portas de Santo Antão, junto ao Largo de São Domingos, acumula a maior parte da chuva que cai, havendo alguns automóveis já com água até metade da sua altura.
O Terreiro do Paço, em Lisboa, está completamente inundado devido à chuva que caiu esta manhã, confirmou fonte dos bombeiros à agência Lusa.
A estação de metro do Rossio está fechada e completamente inundada. O mesmo sucede na rua entre o teatro D. Maria e a zona da baixa que está inundada e com o trânsito cortado.
Segundo apurou a Lusa no local, a água atinge cerca de um metro mas, apesar disso, algumas que arriscavam passar a pé.
No entanto, a maioria das pessoas permanecia refugiada debaixo de toldos ou em cafés da zona.
«O Rossio é um lago e o trânsito está parado e algumas pessoas estão a tentar inverter a marcha e voltar a subir a avenida de Liberdade», que tem inundados os dois quarteirões na cota mais baixa, afirmou à Lusa uma funcionária da Câmara de Lisboa.
A Praça do Município mas às 11:40 já era possível circular porque a água está já foi escoada.
Outro funcionário da autarquia contou à Lusa que o seu automóvel parou no Campo das Cebolas, quando arriscou avançar pela água que chegava ao nível dos motores dos carros.
No Martim Moniz, um «colector de água rebentou» causando novos constrangimentos à circulação, acrescentou outra fonte da autarquia.
Alerta amarelo até domingo
Entretanto, a Protecção Civil estendeu o alerta amarelo, devido a mau tempo, até às 20:00 de domingo, a todos os distritos do país, informou à Lusa a adjunta de operações da Protecção Civil, Paula Gaspar.
Actualmente as situações mais complicadas foram registadas, sobretudo, na «cidade de Lisboa a nível de trânsito» e em Loures.
A previsão, com base nas informações do Instituto de Meteorologia (IM), é que a chuva e o vento fortes continuarão ao longo do dia.
TVI24