Postado Qui 13 Jan 2011 - 13:34
Chilecito, Argentina, 12 jan (Lusa) - Hélder Rodrigues (Yamaha) liderou hoje grande parte da 10.ª etapa do Dakar2011, mas perdeu muito tempo nos últimos quilómetros por erro de navegação, para ser apenas décimo nas motos, no regresso da prova a território argentino.
Terminou em décimo lugar, a 27.46 minutos do vencedor da etapa, que foi o espanhol Marc Coma (KTM), isto depois de ter passado bem na frente nos dois controlos intermédios na pista das dunas de Fiambala. No último controlo passou com uma vantagem de 2.14 minutos e parecia seguir para a vitória.
Ruben Faria (KTM) não andou tão rápido, mas no final acabou por retirar dividendos disso, acabando o dia em terceiro, a 13.22 minutos de Coma.
O espanhol conseguiu hoje reforçar a liderança de forma muito clara, já que ganhou quase dez minutos ao francês Cyril Despres (KTM) - agora a 18.10 minutos na geral individual. Gastou 3:06.35 para os 176 quilómetros de especial.
O piloto português da KTM manteve o quinto lugar da geral mas aproximou-se de forma clara do quarto, Hélder Rodrigues: a diferença é agora de pouco mais de cinco minutos.
O terceiro melhor piloto do grupo de "motards" portugueses a competir no Dakar voltou a ser Pedro Oliveira (Yamaha), em 22.º no dia e subindo dois lugares na geral, para 24.º.
Em automóveis as honras do dia foram para Giniel De Villiers (Volkswagen), com o sul-africano a beneficiar dos erros de navegação dos dois principais pilotos da VW, ou seja o catari Al-Attiyah e o espanhol Carlos Sainz, respectivamente quarto e quinto.
Pior esteve Sainz, o vencedor da edição de 2010, que se despistou ao quilómetro 97, perdendo no final cerca de dez minutos para o rival, líder reforçado com 12.37 minutos de avanço. De Villiers é o terceiro da geral, a 46.57 do catari.
O português Ricardo Leal dos Santos (BMW) foi sexto na etapa, subindo um posto na geral, igualmente para sexto, a 5:48.25 de Al-Attiyah.
Quinta-feira disputa-se mais uma etapa maratona nos Andes, com 622 quilómetros de constantes subidas e descidas, entre Chilecito e San Juan.
Fonte.msn