Postado Qua 2 Fev 2011 - 22:35
De 17 a 26 de Junho “Angra, Festa Brava” vai encher-se de gentes, sabores e tradições para festejar o São João na cidade de Angra do Heroísmo.
Segundo o presidente da comissão de festas deste ano, André Avelar, a ideia é realçar os sabores e as tradições associados a esse ambiente festivo e, por isso, a escolha de uma temática alusiva a toiros e touradas, aliás considerados o expoente máximo da cultura terceirense.
“O tema ‘Angra, Festa Brava’ surge na sequência do inquérito realizado pela comissão e cujo resultado indicava a vontade da população em retomar um modelo mais tradicional dos festejos, sendo que o tema escolhido faz todo o sentido para nós terceirenses, e para quem nos visita, pois a Terceira, provou ao longo da sua história e dos seus costumes que é, sem dúvida, a Ilha da Festa e a Terra dos Bravos”, salienta.
No que concerne ao cartaz oficial, o responsável revela que este ano as principais festas do concelho angrense contam com quatro criações cujo design gráfico tem assinatura da dupla Bruno Fontes e Mariana Godinho.
“A aposta em quatro cartazes diversos faz parte da estratégia de marketing que esta comissão definiu no sentido da mensagem das festas e da sua divulgação abranger as diferentes gerações, bem como as preferências de cada pessoa, criando-se assim um cartaz tradicional, um estilizado, um exclusivo à tauromaquia e outro para os espectáculos musicais.”, explica.
André Avelar recorda que a comissão organizadora pretende retomar a concepção e o modelo tradicional das áreas de convívio, nomeadamente os espaços reservados a tasquinhas e restaurantes, estando o trabalho orientado no sentido de proceder à adaptação das habituais localizações no Cerrado do Bailão, Cais da Alfândega e Largo Prior do Crato.
Xutos e Pontapés e Deolinda
A conceituada banda de rock portuguesa Xutos e Pontapés, que conta com mais de três décadas de actividade, irá marcar presença nas Festas Sanjoaninas 2011.
Está igualmente confirmada a presença do quarteto Deolinda, um projecto inspirado no fado português em circulação há cerca de cinco anos, e, ainda de âmbito nacional, a prestigiada Banda de Alcochete, fundada em 1898 no concelho homónimo e cujo sucesso do seu trabalho estende-se aos quatro cantos do país.
Na vertente internacional, conforme já havia sido anunciado, os australianos INXS e o brasileiro Martinho da Vila são outras das grandes atracções que figuram no cartaz musical deste ano.
Fonte: A União