Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

avatar
Convidado

O CANCRO DO COLO DO ÚTERO

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




O Colo do Útero

O colo do útero faz parte do aparelho reprodutor feminino. É a parte inferior e mais estreita do útero (“ventre”). O útero é um órgão oco, em forma de pêra, situado no abdómen inferior. O colo do útero liga o útero à vagina que, por sua vez, conduz ao exterior do corpo.O canal cervical é uma passagem. O sangue é libertado do útero e passa através do canal até à vagina, durante o período menstrual da mulher. O colo do útero também produz muco , que ajuda os espermatozóides a deslocarem-se desde a vagina até ao útero. Durante a gravidez, o colo do útero contrai-se para ajudar a manter o bebé no interior do útero. Durante o parto, o colo do útero abre-se (dilatação) para permitir a passagem do bebé através da vagina.



CANCRO DO COLO DO ÚTERO: FORMAS DE DETECÇÃO

O rastreio é fundamental para detectar alterações cervicais antes da manifestação de sintomas. O rastreio permite ao médico detectar células anómalas antes do cancro se desenvolver. A identificação e o tratamento de células anómalas pode prevenir a maioria dos cancros cervicais. O rastreio pode, também, ser útil para detectar cancros precoces, numa altura em que o tratamento tem maior probabilidade de ser eficaz.Nas últimas décadas, o número de casos de cancro do colo do útero diagnosticados anualmente tem vindo a diminuir, fenómeno que os médicos atribuem sobretudo ao sucesso do rastreio.Os médicos recomendam às mulheres que efectuem regularmente o exame de Papanicolau, de forma a reduzir o risco de desenvolver cancro do colo do útero. O exame de Papanicolau (por vezes designado por esfregaço Papanicolau ou esfregaço cervical) é um procedimento simples utilizado para analisar as células cervicais que, em geral, não é doloroso. O exame de Papanicolau realiza-se num consultório médico ou clínica, durante o exame pélvico. O médico ou a enfermeira recolhe (“raspa”) uma amostra de células do colo do útero, colocando-as, posteriormente, numa lâmina de vidro (esfregaço). Num tipo novo de exame de Papanicolau (citologia líquida), as células são mergulhadas num pequeno recipiente com líquido; um aparelho especial coloca as células nas lâminas. Nos 2 tipos de exame de Papanicolau, o laboratório analisa ao microscópio as células nas lâminas para detecção de quaisquer anomalias.Os exames de Papanicolau podem detectar cancro do colo do útero ou células anómalas, que podem levar ao desenvolvimento deste tipo de cancro. Em geral, os médicos recomendam o seguinte:

  • As mulheres devem começar a realizar o exame de Papanicolau 3 anos após terem iniciado a sua actividade sexual ou aos 21 anos (o que ocorrer primeiro).
  • A maioria das mulheres deverá realizar um exame de Papanicolau, pelo menos, de 3 em 3 anos.
  • As mulheres com idades compreendidas entre os 65 e os 70 anos e que, durante os últimos 10 anos, tenham realizado pelo menos três exames de Papanicolau com resultados normais e nenhum exame com alterações, podem decidir, depois de abordar a questão com o seu médico, deixar de realizar o rastreio do cancro do colo do útero.
  • As mulheres que tenham sido submetidas a histerectomia (cirurgia) para remoção do útero e do colo do útero, também designada por histerectomia total, não necessitam de realizar o rastreio do cancro do colo do útero. Contudo, se a cirurgia tiver constituído um tratamento para células pré-cancerígenas, deve-se continuar a realizar o rastreio. As mulheres devem falar com o médico sobre quando começar a realizar o exame de Papanicolau, a sua frequência e quando podem deixar de o fazer. Isto é particularmente importante para mulheres com risco aumentado para o desenvolvimento de cancro do colo do útero.

Há situações que podem “esconder” células anómalas e afectar os resultados do exame de Papanicolau. Os médicos sugerem:

  • Não efectuar irrigação vaginal nas 48 horas anteriores ao exame.
  • Não ter relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame.
  • Não aplicar medicamentos vaginais (excepto por indicação expressa do médico) ou espumas, cremes ou geleias contraceptivas nas 48 horas anteriores ao exame.
Os médicos sugerem, também, a marcação de um exame de Papanicolau 10 a 20 dias após o primeiro dia do período menstrual.Na maioria dos casos, as células anómalas detectadas no exame de Papanicolau não são cancerígenas. Contudo, com o passar do tempo, algumas alterações do colo do útero podem degenerar em cancro.

  • LSIL (lesão escamosa intraepitelial de baixo grau): as LSILs são alterações celulares moderadas na superfície do colo do útero. Essas alterações são, na maioria das vezes, provocadas por infecções por HPV. As LSILs ocorrem sobretudo em mulheres jovens. As LSILs não são consideradas cancro. Mesmo sem tratamento, a maioria das LSILs mantém o seu estado ou desaparece com o tempo. Contudo, algumas tornam-se lesões de alto grau que podem evoluir para cancro.
  • HSIL (lesão escamosa intraepitelial de alto grau): as HSILs não são consideradas cancro mas, se não forem tratadas, podem evoluir para cancro. As células pré-cancerígenas estão apenas na superfície do colo do útero. Têm um aspecto muito diferente do das células normais.
Poderá querer colocar ao médico as seguintes questões sobre o rastreio:

  • Quanto tempo demoram os resultados depois do exame?
  • Recomenda-me que faça o teste do HPV?
  • Quanto custa o exame? O meu seguro de saúde abrange exames de rastreio?

#2
 MsFilipa93

MsFilipa93
Membro
Membro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

#3
 Convidad

avatar
Convidado
- mas vê bem que não é o mesmo , eu falo nas formas de detenção do cancro. :x

#4
 MsFilipa93

MsFilipa93
Membro
Membro
entao podias ter acrescentado formas de detenção do cancro

#5
 мเร†эя¢๏мקล¢†๏я

мเร†эя¢๏мקล¢†๏я
Membro
Membro
MsFilipa93 escreveu:entao podias ter acrescentado formas de detenção do cancro

concordo com vc

#6
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Excelente post :D :

#7
 CandyGaga

CandyGaga
Membro
Membro
Grande Post!

#8
 Convidad

avatar
Convidado
- obrigado a quem gostou.

#9
 мเร†эя¢๏мקล¢†๏я

мเร†эя¢๏мקล¢†๏я
Membro
Membro
Twxin escreveu:
Excelente post :D :

concordo com vc

#10
 Convidad

avatar
Convidado
Fire escreveu:
Twxin escreveu:
Excelente post [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

concordo com vc
- oqay fazes bem.

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos