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 DarK_WolF

DarK_WolF
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Com o lançamento da PS3, muitos perguntaram quanto tempo teriam de esperar por Gran Turismo 5. A Polyphony respondeu com Gran Turismo 5 Prologue, que além de ser uma espécie de Demo alargada, não estava ao nível das muitas expectativas, não só dos fãs da saga, como também dos jogadores da geração actual.
Entretanto, o lançamento de Forza 3 veio ainda mostrar que a concorrência está atenta e capaz de lutar pelo lugar no pódio, sendo até à data o melhor simulador de condução nas consolas da nova geração.

Cinco anos foi tudo o que a Polyphony precisou para lançar Gran Turismo 5. Cinco longos anos em que foram feitas promessas de um simulador perto da perfeição e talvez, até melhor que a realidade. Durante estes cinco anos, os fãs da série esperaram e até desesperaram perante o mais recente adiamento, mas finalmente, Gran Turismo 5 já está nas lojas. É então altura de saber se de facto Kazunori Yamauchi e a sua equipa conseguiram cumprir aquilo que prometeram. Será Gran Turismo 5 o melhor simulador de condução de sempre?

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Para começar é necessário distanciar Gran Turismo 5 de outros jogos de condução, como Need for Speed Hot Pursuit, Burnout ou Colin MacRae Dirt 2.Enquanto os dois primeiros são jogos de condução totalmente Arcade e exagerada, e Dirt 2 uma aproximação às competições de todo o terreno com enfoque no Rally, Gran Turismo 5 é um jogo de simulação pura e dura, ou seja, tenta recriar da forma mais realista o que é conduzir um carro e a forma como este reage à pista e às condições climatéricas. Por isso, podem esquecer a diversão imediata que os jogos Arcade oferecem, este é um jogo dedicado aos mais perfeccionistas e aos amantes do desporto automóvel.

E é mesmo a pensar nos grandes fãs de automóveis que Gran Turismo 5 foi construído. Desde o vídeo de introdução, passando pela apresentação algo minimalista, até todas as opções de jogo, é mais que evidente que tudo foi trabalhado especialmente como um jogo dedicado aqueles que respiram e vivem as emoções motorizadas em 4 rodas. A isto podem juntar uma alargada panóplia de novidades, que vão conseguir manter os veteranos agarrados por ainda mais tempo.

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Tal como os anteriores Gran Turismo, podem participar directamente em várias competições através de um modo Arcade, aqui, podem escolher uma das muitas pistas disponíveis, um dos carros desbloqueados e decidir quais as alterações que vão querer fazer para a corrida, como mudar o número de voltas, o tipo de caixa, pneus, etc.
É aqui também no Arcade que vão encontrar as provas de Drift onde o objectivo é somar pontos consoante as derrapagens que utilizam; as provas Time Trial, onde tentam realizar as melhores voltas em tempo cronometrado, e por fim, o modo de ecrã dividido onde podem jogar com mais uma pessoa.

Mas o interesse principal de qualquer jogador vai estar no modo GT Mode, a grande campanha onde vão poder criar o vosso piloto e competir em todo o tipo de provas que podem imaginar. Como seria de esperar, o GT Mode levou uma grande remodelação, oferecendo agora muito mais conteúdo do que podiam imaginar. Os dois modos principais que se destacam como seria de esperar são os modos A-Spec e B-Spec.

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O primeiro é onde realizam a carreira atrás do volante, competindo em corridas livres, específicas para carros com tracção à frente, tracção atrás, carros europeus, antigos, de determinadas marcas. Etc. O modo A-Spec está dividido por categorias que vão do Amador até ao Radical, criando assim barreiras que precisam de ultrapassar para aceder às provas mais exigentes.

O B-Spec é onde assumem o controlo de um director de equipa e controlam a prestação do piloto em prova, mandando andar mais devagar ou mais depressa, manter a posição, etc. Isto funciona quase como que um jogo de gestão, onde observam o que se passa e tomam as decisões necessárias para garantir a vitória da vossa equipa. O Modo B-Spec já tinha sido introduzido como um complemento em Gran Turismo 4, mas em Gran Turismo 5 faz parte da carreira e vão ter de passar por ele caso queiram completar o jogo por inteiro.

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Tal como em todos os Gran Turismo anteriores, no GT Mode vão encontrar novamente a zona de licenças. Este é o espaço onde testam a vossa perícia em vários tipos de objectivos, como realizar travagens, em zonas específicas, fazer curvas com diversas velocidades e carros diferentes. A vossa prestação por cada licença vai ser medida em tempos, havendo taças de bronze, prata e ouro consoante fazem um melhor tempo, escusado será dizer que quanto mais taças de ouro tiverem, melhor, e com elas, vão acabar por desbloquear ainda mais carros.
Com cada licença vão abrindo mais competições onde podem correr, ao mesmo tempo que ainda acabam por aprender um pouco mais da reacção dos carros a cada situação, assim como o método de abordar todo o tipo de segmentos.


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Dentro do Modo GT vão encontrar uma nova secção introduzida em Gran Turismo 5, os Eventos Especiais. Nestes podem competir em vários eventos realizados em redor de temas. Aqui vão poder competir com Karts, carros de WRC, Nascar, ou até nas provas realizadas na pista do TOP Gear, entre outros. Na maior parte dos eventos vão ser guiados por pilotos como Jeff Gordon para o Nascar e até Sebastien Loeb para o WRC. Estes eventos vão sendo desbloqueados à medida que vão ganhando níveis, oferendo um desafio cada vez mais exigente.

Falando em níveis, Gran Turismo 5 deve ter estado atento à importância que os RPG ganharam em quase todo o tipo de jogos. Por isso, quase todas as provas que completam oferecem pontos de experiência que aglomeram de forma a poderem subir de níveis. Quanto mais níveis tiverem, mais provas desbloqueiam onde podem participar, de forma a ganhar ainda mais experiência e competir nas provas seguintes. O sistema de níveis pode ser frustrante para alguns jogadores veteranos, que podem ver isto como um impedimento de começar nas classes mais elevadas, mas também oferece uma experiência com uma progressão bem mais viciante.

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Outro Bónus que os níveis trazem, é a inclusão de novos tipos de competições, esquemas meteorológicos e até a adição de danos nos veículos, que se a princípio sofrem poucos danos, nos níveis mais altos, os danos vão ser cada vez mais notórios e pesados.

Em Gran Turismo 5, as mais variadas provas e torneios vão continuar a oferecer créditos, essenciais para poderem comprar os muitos carros que o jogo tem disponíveis na zona de concessionários e de carros usados. Embora possam explorar os Stands de todas as marcas presentes no jogo, a início, quase todos os carros novos são demasiado caros , por isso, o Stand de usados é sem dúvida a melhor aposta, não só para começar, como para encher a colecção, pois os carros vão sendo actualizados periodicamente e algumas pérolas podem aparecer à venda por estes lados.

Claro que o GT Mode não podia estar completo sem o regresso de clássicos como o GT Auto, o local onde podem lavar o carro, mudar o óleo, pinta-lo, entre muitas outras opções estéticas, a Oficina, o santuário onde é possível comprar várias peças para artilhar os automóveis e dar aquele aumento de disparo ou velocidade que falta para vencer uma competição, a zona das sessões fotográficas onde podem fotografar os vossos carros Premium favoritos, e por fim, fazer treinos livres.

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O Modo GT é sem dúvida enorme, mas Gran Turismo 5 não se fica por aqui, pois ainda podem contar com um modo online.
Embora tenha arrancado com alguns problemas, devido ao facto do jogo estar constantemente ligado à internet, agora as ligações funcionam bastante bem, não só a nível de menus. Como durante a própria experiência de comunicação e jogo.
Quando entram nos menus do modo online, podem escolher uma das muitas salas existentes, ou criar a vossa prova. A liberdade de escolha é imensa, sendo possível definir quantas pessoas podem participar, qual o tipo de prova, a pista, o número de voltas, o tipo de carros, limite de cavalagem, etc, etc. Algo bom de ver, é que até é possível dar mais importância às ligações do que ao restante, oferecendo competições mais sérias, ou então, dar mais importância à qualidade da comunicação de voz, quando apenas estão a competir de forma livre com os amigos.

Já com as escolhas todas definidas, é possível avançar para a pista e ir treinando até todos os jogadores estarem preparados, iniciando assim um contador de tempo, que anuncia o início da competição.
Em termos de corrida, não posso dizer mal do modo Online de Gran Turismo 5, se escolherem uma pista com uma ligação assente nas ligações, podem esperar por corridas sem qualquer tipo de Lag, quando a conexão é mais baixa, vão poder encontrar os típicos carros com teleporte que tão depressa estão à vossa frente a derrapar, como logo de seguida estão 10 metros à frente.

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É notório que o modo Online está pensado tanto para competir, como para jogar com os amigos. Existe todo o tipo de combinações que podem imaginar para pré-definir as corridas que querem, além de ser possível competir em torneios e afins. Já a parte social também é alargada, pois a vossa conta mostra os jogadores da vossa lista de amigos que estão Online, assim como todos os que compraram Gran Turismo 5 até hoje, de forma a poderem planear jogos com os amigos.

Algo que Gran Turismo 5 faz, é habituar-vos a ganhar prémios por tudo o que fazem, ao ganhar corridas, vão desbloquear carros, pinturas, entre muito mais items para a vossa colecção. Isto dá ao jogo um toque de coleccionismo que faz lembrar em grande parte, jogos ao género de Pokémon, onde à medida que vão jogando, vão tentar completar tudo de forma compulsiva, além de tentar competir sempre para ganhar os troféus de ouro e assim ganhar ainda mais prémios.

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Vamos então falar do que se passa dentro de pista. Gran Turismo 5 tenta ser um jogo de condução à séria e isso nota-se. Conduzir um carro de baixa cilindrada é uma experiência totalmente diferente de um carro de alta competição, o que pode dar umas valentes dores de cabeça aos mais novatos ou a quem está habituado a jogar jogos mais arcade. É necessário aproximar-nos precisamente antes de cada curva, respeitando as velocidades de travagem, de forma a impedir que o carro saia de pista ou derrape fazendo um pião, estes são apenas alguns dos desafios que vão encontrar.

Desta vez o número de carros em pista aumentou em grande escala, passando dos 6 para os 16, o que oferece mais possibilidades e também maior desafio em pista, especialmente na altura das ultrapassagens.
Sem dúvida que muitos vão querer fazer-se à estrada com mudanças automáticas, mas o desafio de Gran Turismo sempre foi estar o mais próximo possível do que é conduzir um carro, por isso, a condução ganha muito mais profundidade quando jogam com as mudanças em manual, além de ser o método recomendado para dominar Gran Turismo 5.

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Agora a juntar à condução podem ainda acrescentar várias introduções, como os danos em tempo real que danificam, não só os chasis do carro, como o funcionamento do mesmo em pista. Foram também incluídas condições atmosféricas, como chuva, além de que até é possível ver a mudança entre o ciclo dia/noite em certas competições.

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O jogo está pensado para ser vivido quase como uma experiência gradual, que vai tornando-se mais exigente e mais complicada à medida que vão progredindo.
Mas isto não esconde mesmo assim algumas decisões questionáveis, como a forma como os carros chocam entre si, que de realista tem muito pouco, além de alguns problemas relacionados com a inteligência artificial, que faz com que os nossos adversários não respeitem as normas de condução em competições ou que batam contra vocês de forma indiscriminada. O efeito de colisão também não é o melhor, especialmente quando chocam altas velocidades, parecendo um bloco de betão.

No que toca a carros, podem contar com uma lista bastante composta de veículos, ultrapassando a marca dos 1000 carros, no total, que vão desde as marcas mais conhecidas de sempre, como a Mercedes, Audi, BMW, Ferrari, Citroen, Renault, até outras mais obscuras como a RUF ou a Pagani voltam a marcar presença.
Os carros estão divididos em duas classes, Standart, ou seja, os carros básicos sem visão de Cockpit e com danos menos trabalhados e os Premium, os veículos mais trabalhados ao pormenor que sofrem danos intensivos e tem visão de interior de Cockpit.
Embora seja um pouco discriminatório, grande parte dos carros mais importantes e que vão querer usar são Premium, mas isto também deixa alguns problemas à vista no que toca ao trabalho mais fraco feito na modelagem dos carros Standart.

Algo onde Gran Turismo 5 parece estar um pouco atrás, é na personalização dos vossos veículos. Em termos estéticos, pouco ou nada podem alterar, mas em termos técnicos e de mecânica, podem mexer em quase tudo o que já era possível mexer no passado, como a distância das transmissões e afins. Não é uma personalização extrema, mas a nível de corrida, é o que se torna essencial.

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Já em termos de pistas, podem contar com o regresso de circuitos clássicos como Deep Forest, assim como novos percursos citadinos e pistas oficiais imortais, como Nurburgring, Suzuka e até Laguna Seca. As pistas estão mais detalhadas que nunca, especialmente a nível do do que está dentro ou próximo do traçado, mas podem contar com as inevitáveis paredes invisíveis e até alguns elementos algo fracos a nível visual, como espectadores que se repetem e árvores algo pixelizadas a formar paredes antes de uma zona com floresta.

A juntar às pistas já existentes, podem contar com um editor de circuitos, que apesar de aumentar o número de percursos, não é do melhor estilo de edição que encontram na PS3, não estando sequer perto de ModnationRacers. O editor permite que escolham um de vários temas pré-definidos e a partir daí definir quantos segmentos vai ter, qual a sua complexidade, entre muitas outras coisas que não alteram por demais a novidade da pista. A montagem é definida quase aleatoriamente, sendo que quanto mais complicada for a pista, mais aleatórias são as curvas, não sendo possível definir as curvas em si, a não ser na sua largura.

Por fim, e a pensar nos fãs acérrimos dos desportos motorizados, existe o GT TV, um modo onde podem aceder a todo o tipo de vídeos sobre corridas, tanto gratuitos, como pagos, que podem ver na vossa consola ou transferir para a PSP. Até à data ainda não haviam vídeos disponíveis para descarregar, mas espera-se que com o tempo, vários estilos de competições e até programas da especialidade (quem sabe Top Gear) venham a estar presentes neste serviço.

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No que toca a periféricos, Gran Turismo 5 é compatível com um grande número de volantes disponíveis no mercado, mas só recomendo aos verdadeiros aficionados, ou aqueles que querem levar a simulação ao extremo. Quem tiver uma televisão HD 3D pode também tirar partido do jogo em 3D, embora não seja tão revolucionário como se podia esperar.
Quanto aos que tem Playstation Eye, também podem usa-la para detectar os movimentos da cabeça para recriar no jogo.

Vamos então passar ao departamento visual. Muito tinha sido dito relativamente aos gráficos do jogo e de facto, é sem dúvida um dos jogos de corridas mais glamorosos do mercado. Apesar de não ser muito simpático para com os carros Standart, os carros Premium são de um detalhe invejável, tanto no exterior, como a nível do cockpit.
Os refelexos nos carros são absolutamente soberbos, recriando de forma incrível os cenários envolventes. Já no que toca às sombras dos carros, estas vão do bom ao estanho, parecendo por vezes ter grandes recortes nas mesmas.

Os menus também estão muito bons, adoptando um esquema minimalista a fazer lembrar os toques simples de um concessionário de automóveis. A circulação entre os mesmos é fluída, sendo apenas afectado por alguns tempos de loading que cortam por quase todos os menus.

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Já na selecção musical, podem contar com um trabalho soberbo em termos de sons de motores e derrapagem dos carros. Já no que toca aos contactos com as paredes e os próprios carros, os sons parecem pouco realistas, especialmente nos acidentes.
A banda sonora é composta por músicas alternativas e rock para as corridas e uma mistura entre Jazz e Lounge para os menus. Embora as músicas de corrida não sejam más, aconselho que as desliguem. Já no que toca aos menus, as músicas são tão agradáveis que deixei a consola ligada por algumas vezes só para deixar as músicas do menu a correr.
Mesmo assim, se não forem fãs de toda a banda sonora, podem sempre colocar as vossas músicas da consola, para tocar durante as corridas.

Claro que não há bela sem senão, e mesmo com alguns anos de produção, Gran Turismo 5 está longe de ser perfeito em muitos aspectos. As físicas, especialmente nas colisões falham muitas vezes, as sombras são bastante pixelizadas e alguns dos carros Standart são recriações apenas "boas".
Os tempos de Loading costumam demorar um pouco, mesmo com a instalação principal e as primeiras vezes que jogam, vão ter de aprender a conviver com instalações internas.

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Mas é na jogabilidade que Gran Turismo 5 colhe todos os frutos. Este é sem dúvida um dos jogos que melhor simula o que é conduzir desde um Toyota Yaris até um Maclaren Mercedes SLS. Cada carro tem um comportamento distinto e percebe-se imediatamente quando estão num carro de elevada cilindrada. Normalmente o jogo não falha neste aspecto e é um desafio bastante satisfatório enquanto tentamos dominar cada carro em todas as provas.

Gran Turismo 5 é sem dúvida um jogo colossal, e quem o experimenta, percebe o porque do seu largo tempo de desenvolvimento. Existe aqui muito que fazer e explorar e a atenção dada à noção de condução e exposição dos carros é pura e simplesmente digna de todos os fãs de carros ou corridas.
Quando comparado com um jogo como Forza 3, estes parecem não ter muitas diferenças, mas ao fim de algumas horas de jogo, é visível que Gran Turismo 5 tem muito mais para oferecer com uma dedicação e empenho notórios.

No fundo, não estamos a assistir ao jogo definitivo de simulação, mas é o que chegou mais perto de o ser. Ainda existe muito para limar e outras arestas por polir, mas sem dúvida que o jogo da Polyphony Digital e de Kazunori Yamauchi é um hino aquilo que conhecemos por automóvel. Gran Turismo 5 não é melhor que a realidade, mas se procuram aqui um simulador de condução a sério e não um simulador de acidentes ou de cockpits, este é a melhor opção na PS3 em termos de simulação automóvel.

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Fonte: MY GAMES

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